Pages

.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012


Em comunhão com a Igreja Católica no Brasil, as Paróquias da Diocese de Uruaçu lançam, neste dia, a Campanha da Fraternidade 2012. Neste ano a temática é Fraternidade e Saúde Pública. O objetivo principal é "refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde" (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2012, n. 6).
Nesta Campanha a Igreja Católica exerce seu profetismo e coloca em foco a situação de sofrimento e dor de muitos brasileiros que não têm acesso aos serviços básicos de saúde por motivo de corrupção, escassez de recursos e má gestão do pouco existente, além do atendimento, por vezes, desumano.

Por outro lado, deseja-se oferecer indicações práticas como fundar ou fortalecer a Pastoral da Saúde, aproximar-se e cuidar das pessoas moribundas para que possam morrer dignamente, mobilizar familiares e amigos quanto às ações básicas de prevenção e promoção da saúde; promover o direito ao atendimento ágil e no tempo certo, humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados em ambientes adequados.

Participe desta Campanha para que a saúde se difunda também entre nós. Para isso, é importante conhecer o Texto-Base e utilizar amplamente os subsídios destinados a vários públicos, bem como os meios de comunicação para divulgar a temática. Há assessores para assistirem às Paróquias na compreensão da temática. Recomenda-se, ainda, neste Ano da Liturgia, reforçar o aspecto celebrativo da Unção dos Enfermos e celebrações com profissionais de saúde (12 de maio – dia do enfermeiro, 18 de outubro – dia do médico). Pode-se ainda observar os serviços públicos de saúde oferecidos e sua qualidade, acompanhar a atuação dos seus gestores, as ações do Conselho Municipal de Saúde, e fazer as devidas exigências. Ademais, é necessária sua contribuição na promoção da saúde, prevenindo doenças por meio de hábitos saudáveis como prática esportiva regular e boa alimentação. Recorde-se bem: é melhor prevenir que remediar.


Pe. Francisco Agamenilton Damascena

Coordenador diocesano da Pastoral da Educação
Diocese de Uruaçu

0 comentários:

Postar um comentário

 
>